COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE - REGRAS DE MINI-BASQUETE

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASKETBALL (FIBA)
COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE.

REGRAS DE MINI-BASQUETE

O mini-basquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete.
É uma atividade recreativa e, com sua riqueza em atividade física, desenvolvimento social e espírito de equipe, estimula as crianças a trilhar uma vida esportiva saudável.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Workshop de Mini-Basquete Itinerante marcará início da parceria entre LBCF e Grêmio Samburá

Uma importante parceria foi acertada entre a diretoria do Grêmio Samburá, do 2o Distrito de Cabo Frio, e a Liga de Basquetebol de Cabo Frio (LBCF). Um workshop de Mini-Basquete Itinerante será agendado na Escola Municipal Wanda Pereira Roque, na Travessa Pessanha, no 2o Distrito, no local aonde treinam as poderosas equipes de futsal do Grêmio Samburá, campeão municipal em várias categorias na temporada 2011.

"Fiquei encantado com o projeto social do Grêmio Samburá. Tanto a LBCF como a Kroll Consultoria desenvolverão vários projetos em parceria com essa entidade. Sua diretoria é séria e comprometida com um bonito projeto sócio-esportivo. Além de fomentar equipes que sempre representarão bem o esporte do 2o Distrito de Cabo Frio, o Grêmio Samburá se preocupa em desenvolver seus atletas na formação global A comunidade do entorno será muito beneficiada. Desde o oferecimento do esporte como educação e lazer ao fomento da inclusão digital, reforço escolar e suporte na saúde. Esse é um projeto que tende a ser completo e temos orgulho de poder ajudar", afirmou Guilherme Kroll, gerente executivo da LBCF e diretor da Kroll Consultoria.


Grêmio Samburá: o time do futuro

Por Léo Borges -
Quando se pensa no esporte em Tamoios não há grandes referências. Mas isso está mudando, graças ao Grêmio Samburá, que foi fundado em 2009 e já vem apresentando evolução no futsal municipal e estadual. Crescimento esse que não tende parar, já que o clube busca recursos para continuar crescendo.
Clube de Tamoios vem crescendo e vai se tornando uma força no futsal – Crédito da Foto: Léo Borges
O projeto começou através de Édson dos Santos Martins, atual presidente do Grêmio. Antes disso, era líder dos embaixadores do Rei, da igreja Batista de Samburá. Foi aí que surgiu a idéia de fazer um time da denominação. Só que com o passar do tempo, outros meninos que não pertenciam à igreja pediram para jogar também. O inevitável aconteceu e o Grêmio foi fundado.
- Sempre gostei muito de esporte, de futsal e futebol principalmente. Acabou que tivemos que fundar o Grêmio, pois muitas crianças que não eram da igreja pediram para jogar conosco. E graças a Deus deu certo e hoje temos entre 200 e 250 atletas, entre crianças, jovens e adultos – disse o presidente.
Salonista desde jovem, já que havia jogado anos atrás o campeonato Estadual pelo Bangu, Édson deu o primeiro passo e resolveu filiar o time na Liga Cabofriense de Futsal. Ao todo foram seis categorias (do sub9 ao sub20) inscritas. De lá pra cá o número aumentou, pois além de manter as que já participavam mais duas categorias foram inscritas, caso do sub7 e adulto.
Visionário, o presidente resolveu em apenas dois anos de projeto colocar o time em competições estaduais, como foi na Super Liga Futsal Rio, no primeiro semestre, e no campeonato estadual de futsal sub20, no segundo semestre do ano passado. O dirigente não quer parar por aí e sonha em um dia disputar a Liga Nacional.
– Fomos crescendo com muito trabalho e isso nos faz sonhar. Primeiro quis disputar o municipal, depois jogar um estadual e meu sonho é disputar uma Liga Nacional. Proporcionei dois objetivos e espero proporcionar outro. É mais uma motivação pra gente e para os  meninos, pois não tinha nenhuma expectativa pra eles, já que não tinha nenhum projeto esportivo aqui em Tamoios antes da construção do Ginásio.
Neste ano, a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Esporte e Lazer, deverá colocar em atividade em Tamoios o projeto sócio-esportivo Novo Cidadão, que atende a mais de oito mil crianças na cidade. O ponto de partida pra isso foi a construção do Ginásio João Alberto, em Santo Antônio, que segundo Édson Martins, será de fundamental importância para o Grêmio Samburá.

Édson Martins é o presidente do Grêmio Samburá
- O ginásio é um sonho, é um divisor de águas para a gente. Temos apenas que ajudar a questão dos dias e horários que vamos poder usar. Acredito que não teremos problemas com isso, pois o Secretário de Esportes, Eliseu Pombo, e o administrador do ginásio, professor Marcelo, são grandes esportistas e sabem a importância do nosso projeto. Treinar e jogar neste espaço maravilhoso vai fazer com que a gente cresça muito – comentou.
O clube virou entidade de utilidade pública no ano passado, através da Câmara dos Vereadores. O próximo passado é conseguir a inscrição no conselho municipal da criança e do adolescente (CMDCA) para que as verbas públicas e privadas sejam o próximo objetivo.
- Estamos trabalhando forte para deixar o clube com todos os documentos necessários para que possamos receber subvenção, investimentos e entrar na lei do incentivo ao esporte.  Estamos nos cercando de tudo para que possamos estar em breve pleiteando esses apoios, que serão fundamentais para que a gente continue nosso crescimento – afirmou, pedindo também ajuda dos empresários locais.
- A gente vê o carinho com que a população já tem pelo Grêmio, comprando as camisas do clube. Só que precisamos de outro tipo de apoio aqui de Tamoios. Quando saio para buscar patrocínios, não consigo ainda. O empresariado ainda não está apoiando. Espero que isso mude.
Um dos objetivos do clube é ter a própria sede e um ônibus. O sonho é adquirir um terreno que dê para um modesto ginásio e também para outras estruturas físicas, como a parte administrativa e salas de aulas, já que hoje o projeto engloba além do futsal, aula de reforço, jiu-jitsu, muay thai, xadrez e reforço escolar. Jogar o Estadual em todas as categorias também é uma das metas, assim como a Liga Nacional.
O clube dispõe de oito profissionais no trabalho: três professores de educação física, uma psicóloga, uma bióloga, um professor de judô, outro de muay thai e um de reforço escolar. Toda a estrutura montada possibilita o começo do trabalho e a caça por talentos no distrito.
- Temos muitos talentos aqui no 2º distrito. Acredito que esses profissionais vão lapidá-los, pois alguns serão específicos, como o Wágner Araújo, preparador de goleiros, algo que precisávamos muito, pela nossa carência. Os garotos daqui visavam muito o futebol de campo, mas com o crescimento do Grêmio está havendo um grande interesse. Vamos reformular  nosso trabalho na base e no prazo de três anos vamos formar atletas da base para jogar em outras praças – acredita, agradecendo o apoio que tem para manter o projeto.
- Queria agradecer ao pastor Valmir Nobrega e vários irmãos, pelo apoio espiritual e também financeiro. Ao diretor Clésio, da escola Wanda Pereira Roque, que tem nos ajudado bastante e todos aqueles que de alguma maneira nos ajudam direta e indiretamente. Agradecer a população de Tamoios, minha família, meus amigos, os profissionais que estão conosco. Enfim, agradeço a todos que sonham esse projeto conosco – finalizou.
A luta do Grêmio Samburá é diária. Mesmo sem obter os apoios necessários, vai mostrando que com objetivo, disposição e trabalho, os sonhos vão se tornando palpáveis. Em breve, Tamoios será conhecida não apenas como um distrito de Cabo Frio, mas também pelo lugar em que nasceu um dos maiores projetos esportivos do interior do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário