COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE - REGRAS DE MINI-BASQUETE

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASKETBALL (FIBA)
COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE.

REGRAS DE MINI-BASQUETE

O mini-basquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete.
É uma atividade recreativa e, com sua riqueza em atividade física, desenvolvimento social e espírito de equipe, estimula as crianças a trilhar uma vida esportiva saudável.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

LBCF programa Workshop de Mini-Basquete para o Tamoyo E.C.

A Liga de Basquetebol de Cabo Frio, presidida pelo esportista Fábio Costa, está programando seu próximo Workshop de Mini-Basquete para o tradicional Tamoyo E.C., em Cabo Frio. A intenção da LBCF era realizar durante as famosas matinês de Carnaval do clube, mas a quantidade imensa de crianças que estão procurando o evento impossibilita por causa do espaço físico.

"A procura está muito grande. O Tamoyo, na gestão do Presidente Ivan de Almeida Ferreira, está mantendo a tradição de realizar bailes carnavalescos históricos. Principalmente nas matinês. Eu fui criado em Cabo Frio e brinquei em matinês que jamais vou esquecer. Estar vivendo isso, hoje, novamente, não tem preço. Vamos realizar nosso Workshop imediatamente após o Carnaval. Temos que aproveitar a alta temporada para ampliar a divulgação do basquetebol", afirmou Guilherme Kroll, gerente executivo da LBCF, que foi criado em Cabo Frio.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Workshop de Mini-Basquete Itinerante marcará início da parceria entre LBCF e Grêmio Samburá

Uma importante parceria foi acertada entre a diretoria do Grêmio Samburá, do 2o Distrito de Cabo Frio, e a Liga de Basquetebol de Cabo Frio (LBCF). Um workshop de Mini-Basquete Itinerante será agendado na Escola Municipal Wanda Pereira Roque, na Travessa Pessanha, no 2o Distrito, no local aonde treinam as poderosas equipes de futsal do Grêmio Samburá, campeão municipal em várias categorias na temporada 2011.

"Fiquei encantado com o projeto social do Grêmio Samburá. Tanto a LBCF como a Kroll Consultoria desenvolverão vários projetos em parceria com essa entidade. Sua diretoria é séria e comprometida com um bonito projeto sócio-esportivo. Além de fomentar equipes que sempre representarão bem o esporte do 2o Distrito de Cabo Frio, o Grêmio Samburá se preocupa em desenvolver seus atletas na formação global A comunidade do entorno será muito beneficiada. Desde o oferecimento do esporte como educação e lazer ao fomento da inclusão digital, reforço escolar e suporte na saúde. Esse é um projeto que tende a ser completo e temos orgulho de poder ajudar", afirmou Guilherme Kroll, gerente executivo da LBCF e diretor da Kroll Consultoria.


Grêmio Samburá: o time do futuro

Por Léo Borges -
Quando se pensa no esporte em Tamoios não há grandes referências. Mas isso está mudando, graças ao Grêmio Samburá, que foi fundado em 2009 e já vem apresentando evolução no futsal municipal e estadual. Crescimento esse que não tende parar, já que o clube busca recursos para continuar crescendo.
Clube de Tamoios vem crescendo e vai se tornando uma força no futsal – Crédito da Foto: Léo Borges
O projeto começou através de Édson dos Santos Martins, atual presidente do Grêmio. Antes disso, era líder dos embaixadores do Rei, da igreja Batista de Samburá. Foi aí que surgiu a idéia de fazer um time da denominação. Só que com o passar do tempo, outros meninos que não pertenciam à igreja pediram para jogar também. O inevitável aconteceu e o Grêmio foi fundado.
- Sempre gostei muito de esporte, de futsal e futebol principalmente. Acabou que tivemos que fundar o Grêmio, pois muitas crianças que não eram da igreja pediram para jogar conosco. E graças a Deus deu certo e hoje temos entre 200 e 250 atletas, entre crianças, jovens e adultos – disse o presidente.
Salonista desde jovem, já que havia jogado anos atrás o campeonato Estadual pelo Bangu, Édson deu o primeiro passo e resolveu filiar o time na Liga Cabofriense de Futsal. Ao todo foram seis categorias (do sub9 ao sub20) inscritas. De lá pra cá o número aumentou, pois além de manter as que já participavam mais duas categorias foram inscritas, caso do sub7 e adulto.
Visionário, o presidente resolveu em apenas dois anos de projeto colocar o time em competições estaduais, como foi na Super Liga Futsal Rio, no primeiro semestre, e no campeonato estadual de futsal sub20, no segundo semestre do ano passado. O dirigente não quer parar por aí e sonha em um dia disputar a Liga Nacional.
– Fomos crescendo com muito trabalho e isso nos faz sonhar. Primeiro quis disputar o municipal, depois jogar um estadual e meu sonho é disputar uma Liga Nacional. Proporcionei dois objetivos e espero proporcionar outro. É mais uma motivação pra gente e para os  meninos, pois não tinha nenhuma expectativa pra eles, já que não tinha nenhum projeto esportivo aqui em Tamoios antes da construção do Ginásio.
Neste ano, a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Esporte e Lazer, deverá colocar em atividade em Tamoios o projeto sócio-esportivo Novo Cidadão, que atende a mais de oito mil crianças na cidade. O ponto de partida pra isso foi a construção do Ginásio João Alberto, em Santo Antônio, que segundo Édson Martins, será de fundamental importância para o Grêmio Samburá.

Édson Martins é o presidente do Grêmio Samburá
- O ginásio é um sonho, é um divisor de águas para a gente. Temos apenas que ajudar a questão dos dias e horários que vamos poder usar. Acredito que não teremos problemas com isso, pois o Secretário de Esportes, Eliseu Pombo, e o administrador do ginásio, professor Marcelo, são grandes esportistas e sabem a importância do nosso projeto. Treinar e jogar neste espaço maravilhoso vai fazer com que a gente cresça muito – comentou.
O clube virou entidade de utilidade pública no ano passado, através da Câmara dos Vereadores. O próximo passado é conseguir a inscrição no conselho municipal da criança e do adolescente (CMDCA) para que as verbas públicas e privadas sejam o próximo objetivo.
- Estamos trabalhando forte para deixar o clube com todos os documentos necessários para que possamos receber subvenção, investimentos e entrar na lei do incentivo ao esporte.  Estamos nos cercando de tudo para que possamos estar em breve pleiteando esses apoios, que serão fundamentais para que a gente continue nosso crescimento – afirmou, pedindo também ajuda dos empresários locais.
- A gente vê o carinho com que a população já tem pelo Grêmio, comprando as camisas do clube. Só que precisamos de outro tipo de apoio aqui de Tamoios. Quando saio para buscar patrocínios, não consigo ainda. O empresariado ainda não está apoiando. Espero que isso mude.
Um dos objetivos do clube é ter a própria sede e um ônibus. O sonho é adquirir um terreno que dê para um modesto ginásio e também para outras estruturas físicas, como a parte administrativa e salas de aulas, já que hoje o projeto engloba além do futsal, aula de reforço, jiu-jitsu, muay thai, xadrez e reforço escolar. Jogar o Estadual em todas as categorias também é uma das metas, assim como a Liga Nacional.
O clube dispõe de oito profissionais no trabalho: três professores de educação física, uma psicóloga, uma bióloga, um professor de judô, outro de muay thai e um de reforço escolar. Toda a estrutura montada possibilita o começo do trabalho e a caça por talentos no distrito.
- Temos muitos talentos aqui no 2º distrito. Acredito que esses profissionais vão lapidá-los, pois alguns serão específicos, como o Wágner Araújo, preparador de goleiros, algo que precisávamos muito, pela nossa carência. Os garotos daqui visavam muito o futebol de campo, mas com o crescimento do Grêmio está havendo um grande interesse. Vamos reformular  nosso trabalho na base e no prazo de três anos vamos formar atletas da base para jogar em outras praças – acredita, agradecendo o apoio que tem para manter o projeto.
- Queria agradecer ao pastor Valmir Nobrega e vários irmãos, pelo apoio espiritual e também financeiro. Ao diretor Clésio, da escola Wanda Pereira Roque, que tem nos ajudado bastante e todos aqueles que de alguma maneira nos ajudam direta e indiretamente. Agradecer a população de Tamoios, minha família, meus amigos, os profissionais que estão conosco. Enfim, agradeço a todos que sonham esse projeto conosco – finalizou.
A luta do Grêmio Samburá é diária. Mesmo sem obter os apoios necessários, vai mostrando que com objetivo, disposição e trabalho, os sonhos vão se tornando palpáveis. Em breve, Tamoios será conhecida não apenas como um distrito de Cabo Frio, mas também pelo lugar em que nasceu um dos maiores projetos esportivos do interior do Estado do Rio de Janeiro

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Encerramento do Fest Verão de São Pedro D'Aldeia terá Workshop de Mini-Basquete

O Coordenador Geral da Defesa Civil de São Pedro D'Aldeia, Marcus Dothavio, convidou a Liga de Basquetebol de Cabo Frio, através do seu gerente executivo, Guilherme Kroll, para realizar um Workshop de Mini-Basquete no espaço da Arena do Fest Verão 2012, no próximo sábado (11 de fevereiro), por ocasião da finalíssima do beach soccer, que empolgou a cidade durante o verão.
"A previsão é que compareçam mais de 10 mil pessoas. Com a proximidade do carnaval, São Pedro D'Aldeia está fervendo. Esse evento estará inserido entre a finalíssima do beach soccer e o espaço do parque de diversões. Vamos proporcionar brincadeiras com bolas e tabelas de basquete adaptáveis para centenas de crianças. Ficamos muito orgulhosos ao receber o convite diretamente do Dothavio, que comandou o Projeto Defesinha com 180 jovens de São Pedro D'Aldeia. Tenho certeza de que iremos abrilhantar esse grandioso evento tradicional da região", afirmou Guilherme Kroll.


Projeto Defesinha em São Pedro da Aldeia forma 180 jovens

O Projeto Defesinha Verão 2012 chega ao fim com saldo positivo. Em clima de muita alegria, alunos, pais e familiares lotaram o Teatro Municipal Doutor Átila Costa em São Pedro da Aldeia para participar da formatura. A entrega dos certificados foi promovida pela Coordenadoria de Defesa Civil do município. Além do coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio, também marcaram presença o vice-prefeito Marquinho da Trecus, representando o Prefeito Carlindo Filho e o Subsecretário de Educação, Gelson Luís de Oliveira. Na ocasião, 180 jovens se formaram, sob coordenação de 40 instrutores voluntários. Hoje já são 5.630 crianças atendidas pelo Projeto, que tem como finalidade transmitir conhecimentos sobre cidadania e civismo, preservação ambiental e noções de primeiros socorros. Ao longo do Projeto, os alunos realizaram diversas atividades sociais, esportivas e recreativas, com visitação a praias, museus e centros da região.
De acordo com o vice-prefeito, Marquinho da Trecus, o encerramento das atividades do Projeto Defesinha neste verão é mais um marco da Defesa Civil no município. “Gostaria de parabenizar as crianças, que abrilhantaram esta edição, aos pais, que incentivaram seus filhos e ao coordenador da Defesa Civil, Dothavio, que fez um brilhante trabalho, ao lado de sua equipe. E isso é reconhecido não só pela administração municipal, como também pelo Estado e até mesmo fora do Estado. Nós sabemos da importância de formarmos cidadãos conscientes e de estarmos bem preparados para eventuais problemas. Apesar dos poucos recursos do município, nós temos voluntários que trabalharam muito para tornar a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia a melhor do Estado na área de prevenção. Isso para nós é motivo de muito orgulho. A intenção é crescer e melhorar a cada ano. Esse é o objetivo do Poder Executivo e tenho certeza de que é o de cada pai aqui presente”, comentou.
O coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio, também comentou sobre a importância do Projeto, que começou com apenas 30 crianças. “Já estamos na oitava edição com quase 200 crianças atendidas. Hoje nosso projeto é modelo para outras cidades. E isso tudo graças às parcerias com a iniciativa privada e o apoio do Poder Público na execução do Projeto. Gostaria de agradecer aos pais, que também somaram forças e a toda equipe da Defesa Civil, que nesse momento se multiplica. Hoje nós terminamos com a certeza de que cada jovem aqui presente será um adulto mais consciente e responsável. A partir desse momento, todas estas crianças são agentes mirins multiplicadores dos conhecimentos da Defesa Civil no município. Esse é o nosso maior objetivo, construir uma Defesa Civil com muito carinho, dedicação e voluntariado”, disse.
Ao longo do Projeto, os alunos visitaram o centro histórico do município, Dormitório das Garças, mirante do canto do Forte São Mateus, Base Aeronaval, Praça João Hélio em Araruama, visita ao município de Armação dos Búzios, Casa da Flor, Praia das Conchas, Praia dos Anjos, Ilha do Japonês, parque de diversões, entre outras atividades. Antes da entrega dos certificados, houve o juramento, onde cada criança prometeu cumprir o que aprendeu no Projeto, obedecer aos pais, respeitar o próximo, preservar o meio ambiente, valorizar a cidade, multiplicar as ações de Defesa Civil e ser um cidadão consciente. O encerramento da formatura foi marcado com a confraternização entre voluntários, autoridades, pais e alunos

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Workshop de Mini-Basquete com o Projeto Limpinho foi sensacional

"Foi o workshop que mais me emocionou!". Essa foi a declaração do prof. Daniel Barroso, da Liga de Basquetebol de Cabo Frio, após realizar inúmeras brincadeiras com a turma que trabalha duro na conscientização sobre a importância da limpeza da Praia do Forte, em Cabo Frio.
Esse workshop foi fruto da parceria entre a LBCF e a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio.
 

"Esse workshop foi especial. A garotada trabalhou duro das 8 às 11h. Nesse horário, montamos nossas tabelas itinerantes e adaptáveis na areia da Praia do Forte e eles puderam brincar muito. Eles adoraram e querem mais. Queriam que nós já voltássemos na segunda-feira. Rolou um clima muito legal. Parabéns para a Cristina, que coordena essa turma, e consegue transmitir um astral especial. Ela nos solicitou um workshop no Jardim Peró e nós vamos atendê-la", afirmou Guilherme Kroll, gerente executivo da LBCF.



A coordenadora Cristina e a assistente social Michele Carine
 acompanharam de perto o trabalho


Projeto Limpinho conscientiza turistas e moradores nas praias


O trabalho é feito por 160 adolescentes, que recebem salário mínimo, sob a supervisão da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente.  Começou nesta terça-feira (10) o projeto Limpinho em Cabo Frio. O objetivo é conscientizar turistas e moradores a não jogarem lixo nas praias.

Sacolas plásticas biodegradáveis foram distribuídas durante o dia. O trabalho é feito por 160 adolescentes sob a supervisão da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente. Cada um deles recebe um salário mínimo por mês. O projeto Limpinho deverá se estender nos meses de janeiro e fevereiro nas praias de Cabo Frio.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Workshop de Mini-Basquete foi sucesso em Unamar

Uma parceria entre a Liga de Basquetebol de Cabo Frio e o Movimento Tô Ligado, do 2o Distrito de Cabo Frio, viabilizou o primeiro Workshop de Mini-Basquete em Unamar.
O Colégio Municipal Profa. Marli Capp, em Unamar, foi sede do
 1o Workshop do 2o Distrito de Cabo Frio

"O Tô Ligado nos emociona. Eles possuem uma rapaziada que corre atrás para melhorar a qualidade de vida do distrito. Eles possuem vários projetos de inclusão muito interessantes. Tanto a Liga de Basquetebol de Cabo Frio, como a KROLL Consultoria, estarão sempre apoiando as iniciativas desse movimento. No próximo dia 10, estaremos colaborando com um workshop de astronomia", declarou Guilherme Kroll.




A assistente social da LBCF, Michele, e a presidente do Tô Ligado, Andréa,
 fizeram um importante trabalho de inclusão social