COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE - REGRAS DE MINI-BASQUETE

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASKETBALL (FIBA)
COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE.

REGRAS DE MINI-BASQUETE

O mini-basquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete.
É uma atividade recreativa e, com sua riqueza em atividade física, desenvolvimento social e espírito de equipe, estimula as crianças a trilhar uma vida esportiva saudável.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Preâmbulo às regras do minibasquete

Ominibásquete é um jogo desportivo colectivo para crianças, ecomo tal deve corresponder às exigências do seu crescimentopsicológico e fisiológico, respeitando e promovendo a sua ne-cessidade de socialização.
Na realidade o minibásquete só tem verdadeiramente sentido,face às idades em causa, se for uma actividade que proporcionesatisfação e prazer às crianças.
 Quando falamos em minibásqueteconsideramos que os objectivos desta actividade devem estar or-denados do seguinte modo:
- Primeiro, e claramente o mais importante, proporcionar prazere satisfação às crianças, o minibásquete é uma actividade paratodas as crianças
.- Segundo proporcionar às crianças, a par duma iniciação a um jo-go desportivo colectivo um desenvolvimento pessoal e social har-monioso.- Terceiro, encaminhar e acompanhar as crianças com potenciali-dades para a prática de uma actividade desportiva, nomeada-mente o basquetebol.
Como todos os jogos desportivos o minibásquete necessita de umregulamento que uniformize e codifique os comportamentos eas acções dos seus praticantes.
 As regras são exigidas espon-taneamente pelas crianças, a partir do momento em que lenta-mente tomam consciência que isso não representa um factorestritivo e autoritário dos adultos, para limitar os seus compor-tamentos, mas são uma condição indispensável para jogaremmelhor e terem a possibilidade de se divertirem mais.
As regras que apresentamos representam uma aquisição, e asua justificação pedagógica, resulta da gradual necessidade deadaptação psicológica e motora ao jogo.
Os professores, treinadores e monitores de minibásquete e os“amigos” que se dispõe a arbitrar devem ser pessoas com sensi-bilidade e inteligentes de forma a utilizar o “instrumento regras”como um meio de ajuizar cada situação particular de desenvolvi-mento do jogo e nunca como um meio abstracto e teórico.Como todos os instrumentos estas regras não são boas nem másem si, o que as torna boas ou más é o uso; que depende da capaci-dade de análise da progressão das crianças, tendo em conta a suaidade e o seu ritmo de aprendizagem.
O presente regulamento só será um precioso instrumento de de-senvolvimento da personalidade, se levar em consideração oprincipal protagonista do minibásquete: a criança.

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